Uma joia tipicamente brasileira, de origem indígena, a tapioca ganhou o centro das atenções como uma grande aliada para uma boa alimentação. Afinal, ela não contém sódio, gordura e nem glúten (ótima opção para os celíacos), pois é feita com a “farinha” da mandioca. Prática e fácil de fazer, a tapioca substitui os pães e combina com variados tipos de recheio, tanto para os amantes de salgados como para os viciados em doce. Olha só cada receita saborosa para você se jogar nessa onda:

1 TAPIOCA COM QUEIJO COTTAGE
Ingredientes
2 colheres de sopa de goma de tapioca hidratada
1 colher de sopa de queijo cottage
½ tomate picado
1 fio de azeite
Modo de preparo
Passe a goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira antiaderente, alisando para ficar bem macia e fininha. Deixe no fogo baixo por um a dois minutos, até formar uma liga e ficar unida, vire de lado e mantenha mais um a dois minutos, adicione o queijo o tomate e o azeite e espere por mais um minuto. Valor calórico: aproximadamente 200 kcal.

2 TAPIOCA COM BANANA E MEL

Ingredientes
2 colheres (sopa) de goma de mandioca hidratada
1 banana em rodelas
2 colheres (sopa) de mel
Modo de preparo
Coloque as duas colheres da goma, espalhando com a colher. Você pode peneirar a goma se quiser ela mais fininha. Se quiser a massa mais macia, ligue o fogo somente depois que a goma estiver lá. Deixe um minuto de cada lado e recheie com as fatias de banana e mel. Valor calórico: aproximadamente 210 kcal.

3 TAPIOCA DE RÚCULA E CREAM CHEESE LIGHT

Ingredientes
100g de farinha de tapioca
50 gramas de cream cheese light
2 folhas de rúcula
50 gramas de tomate seco
50 gramas de peito de peru cortado em tiras

Modo de preparo
Bata o cream cheese com um batedor ou garfo para alisá-lo. Recheie a tapioca com as folhas de rúcula. Por cima, coloque o peito de peru, cream cheese light e tomate seco. Valor calórico: aproximadamente 200 kcal.

Box: O principal benefício da tapioca é ser uma fonte rápida de energia para o organismo. Assim, ela é indicada para quem acabou de realizar uma atividade física intensa, além de ótima alternativa para pessoas que querem uma alimentação leve.