Todo ano a Pantone lança uma cor nova que influenciará a moda e decoração em geral

por Adriana Bellão

Tá, vamos do começo: a Pantone é uma empresa sediada nos Estados Unidos, conhecida no mundo inteiro por seu sistema de cores, criado em 1963 e utilizado até hoje como referência.
Todos os anos, a empresa lança um guia de cores baseado na luminância, ou seja, são várias cores que variam entre tons mais claros e mais escuros.
A Pantone revelou as cores do ano 2016 e pela primeira vez são duas. Rosa Quartz e Serenity são as cores que vão influenciar indústrias e empresas, artistas, designers e estilistas durante o próximo ano e não devem ser confundidos com rosa claro e azul claro.
A autoridade mundial das cores escolheu estes dois tons suaves pois, tal como mostram no site, o ano 2015 foi marcado por caos, conflitos, redes sociais, e muita rapidez. As duas cores são simbólicas e devem transmitir uma sensação de “equilíbrio, calma, bem-estar, tranquilidade, igualdade e dualidade”, conforme o texto da empresa.
O Rose Quartz é um “tom delicado que transmite compaixão e compostura”. O Serenity é arejado e relembra “o céu azul”, dando a sensação de uma pausa no tempo e “relaxamento mesmo em tempos conturbados”, continua o texto.
Estas cores sofisticadas e versáteis podem ser utilizadas nas mais diversas combinações, resultando em ambientes que saem do tradicional. Para que a decoração não fique datada, o ideal é utilizar em locais e objetos que podem ser modificados quanto tiver necessidade, como por exemplo: pintar uma parede, utilizar papel de parede ou em objetos de decoração ou um móvel, como almofadas, uma mesa lateral, um criado mudo, ou até mesmo revestindo um sofá ou uma poltrona. Use a criatividade!
Saiba mais: www.pantone.com/color-of-the-year-2016

Tags