por Manuel Alve Filho, chef e jornalista

Se você prometeu a si mesmo, como faz todos os anos, que iniciaria uma dieta logo após as festas de Natal e Réveillon, esta coluna vai dar uma mãozinha ao seu projeto. Embora este jornalista-cozinheiro não seja especializado em receitas lights, a coluna faz um esforço para sugerir aos leitores ávidos por reduzir a barriguinha pratos de baixas calorias, mas com muito sabor. Afinal, comida leve não significa necessariamente comida sem graça, né não?

Pois bem, como estamos no início do Verão, e as temperaturas seguem em alta, a primeira dica é cuidar da hidratação do corpo. Tomar ao menos dois litros de água ao dia, como recomendam os médicos, é fundamental. Além disso, você também pode preparar alguns sucos de frutas e chás. Particularmente, eu adoro tomar chá de camomila bem gelado, principalmente à tarde.

Outras preparações indispensáveis para quem não quer ganhar peso são as saladas, principalmente as de folhas. Pode abusar da variedade de hortaliças que temos à disposição nesta época. Um mix composto por alface, rúcula e agrião fica excelente. Para incrementar, vale acrescentar minitomate e frutas, como a manga, que está em plena safra e com preços mais amigáveis.

Obviamente, o que vai garantir sabor às saladas é o molho. Eu recomendo um feito à base de azeite, cebola, sal, toque de pimenta-do-reino e suco de maracujá, que é o principal elemento ácido da receita. Fica sensacional. Partindo para as proteínas, a sugestão não poderia ser outra a não ser evitar as carnes gordurosas. Frango e peixe grelhados são obrigatórios. Se você, como eu, gosta de carne crua, vale também preparar um saboroso e refrescante steak tartare. Prefira o filé mignon, por causa da maciez do corte.

Ok, não suporta carne crua? Não se preocupe. Uma boa alternativa é fazer uma saborosa bracciola ao molho de tomate. Use coxão duro, que praticamente não tem gordura, E substitua o bacon do recheio dos bifes por vegetais como cenoura, salsão e alho-poró. Você pode aproveitar o molho da preparação para banhar um belo espaguete. Não, massa não engorda. O que engorda é o molho. Nesse caso, o de tomate poooode! Viva o verão e bom apetite.

Confira duas receitas especiais


Molho para salada

Ingredientes
Polpa de dois maracujás; 1 colher (chá) de mel; Suco de meio limão; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de cebola picada; Sal a gosto; Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem até obter uma mistura homogênea. Mantenha por pelo menos uma hora na geladeira. No momento de servir, mexa novamente.


Steak tartare

Ingredientes
200 gramas de filet mignon; 1 colher (sopa cebola) picada; 1 colher (sopa) pepino em conserva; 1 colher (chá) de alcaparra picada; 1 colher (sopa) mostarda Dijon; 4 gotas pimenta Tabasco; 8 gotas molho inglês; 1 colher (chá) de maionese; 1 colher (sopa) de cebolinha picada; 1 colher (sopa) salsinha picada; Sal a gosto; Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Corte a carne em cubos pequenos, com a ponta da faca. Transfira a carne para uma vasilha e junte os outros ingredientes. Misture. Serva imediatamente. Use batatas fritas como guarnição.