SEM MITOS, SEM MILAGRES E SEM TERRORISMO

MARCIO ATALLA E DESIRE COELHO, MOSTRAM QUE VIDA SAUDÁVEL É POSSÍVEL PARA TODOS.

Vencer o sedentarismo é apostar no prazer e fazer boas escolhas. O livro “A Dieta Ideal – Sem mitos, sem milagres, sem terrorismo”, de Marcio Atalla e Desire Coelho, chega para tornar a relação com o bem-estar uma atitude leve e descontraída. São sete passos para potencializar a disposição e, consequentemente, o condicionamento físico. A atividade física gera inúmeras surpresas, como fazer mais amigos, criar grupos no WhatsApp para falar sobre a agenda de corrida no parque e os dias de treino na academia. É preciso se convencer de que romper obstáculos traz méritos pessoais, motivação e vontade de acrescentar mudanças à vida a cada semana. A dica é não ficar no sentimento de “obrigação”, e saber aproveitar cada delícia, com consciência, sem se prejudicar. Se você reserva períodos da semana para ir ao cinema, fazer happy hour, ir para o barzinho, inclua, também, o esporte e a alimentação adequada em seu dia a dia, para ter qualidade de vida e disposição ao longo da semana. Mesmo com a agitação, é importante dedicar a atenção ao equilíbrio, bem como saber a origem e o valor calórico de cada alimento, para obter bons resultados. A transformação do hábito tem a ver com acrescentar mais vezes a bicicleta, ao invés do carro, substituir a escada pelo elevador, e assim por diante. Depois de idealizar o quadro “Medida Certa”, no Fantástico, pela Globo, Atalla demonstrou que ícones da mídia vivem situações semelhantes, com várias dúvidas e expectativas. Entre os próximos participantes da atração, que volta com todo o pique em 2015, está a atriz Fabiana Carla. Com o trabalho do renomado profissional, fica claro que o principal inimigo é a insegurança, que deve ser compartilhada nas conversas com os amigos, para que seja tratada e derrotada.

 

 

Marcio Atalla

Comentarista da rádio CBN, professor de Educação Física, com especialização em Treinamento de Alto Rendimento, e pós-graduação em Nutrição, pela Universidade de São Paulo (USP). O profissional carrega um histórico de inúmeras realizações, como a preparação da modelo e atriz, Claudia Liz, para o filme “As Meninas”, em que ela perdera seis quilos até o fim das gravações.  Em 2014, lança o canal BemStar, no Youtube, com programas semanais instigantes.

 

Desire Coelho

Nutricionista e graduada em esporte pela USP. Doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, mestre em educação física pela USP. Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em metabolismo e bioenergética, atuando principalmente em nutrição esportiva, obesidade, suplementação e transtornos alimentares.

 

PAPO DA REDAÇÃO

Ronaldo Fenômeno, Preta Gil, Gaby Amarantos e Fábio Porchat… Como os famosos se conciliam com o próprio corpo com tanta rapidez?

Três meses não é um período rápido como se imagina. Eles conseguem fazendo atividade física cinco vezes na semana e melhorando as escolhas na alimentação, sem qualquer tipo de restrição.

 

Como ter uma vida social ativa, e curtir, ao mesmo tempo, os convites para festas?

Uma coisa não exclui a outra. Fazendo atividade física regular e nem toda festa você precisa beber, é preciso equilíbrio. Além disso, a prática regular de exercícios faz com que os pequenos exageros desses dias não sejam tão agressivos para o corpo. Então, podemos dizer que acaba ajudando.

 

Quais as influências que vocês levaram em consideração para escrever o livro?

A maior influência vem na nossa vivência prática, que sempre foi associada às evidências científicas. Até mesmo por que sabemos que a maioria desse terrorismo nutricional que é divulgado não tem embasamento científico algum, apenas sensacionalismo.

 

Em que medida a proposta se alinha à rotina do leitor?

A grande importância do livro é que a pessoa percebe que uma alimentação saudável pode, e deve ser saborosa, pois o prazer na alimentação será o que fará a pessoa conseguir manter essa alimentação para sempre. Além disso, ter uma alimentação saudável independe de condições financeiras e alimentos milagrosos.

 

Quais exercícios têm ganhado a atenção das celebridades?

Cada época tem sua moda. Hoje, circuito na areia e crossfit têm a preferência de algumas dessas pessoas.

 

Por que fugir de ideias milagrosas?

Porque não funcionam. Se funcionassem, o sobrepeso, a obesidade estariam melhorando, e não é o caso. Nove em cada dez pessoas que optam por essas dietas acabam fracassando.

 

Quais os mitos que ficam no imaginário? Porque recusá-los?

Que existe um alimento mágico, que com pouco ou nenhum esforço em atividade física, consegue-se resultados maravilhosos. E que vai aparecer uma pílula mágica, que sem exercício e comendo de tudo, torna-se saudável e magro.

 

Como lidar com a chatice da culpa?

O grande problema é querer eleger alguns alimentos como culpados, e isso não existe, a menos que a pessoa tenha um problema específico com algo. Quando a pessoa entende que não existe alimento bom ou ruim, ela se permite comer o que gosta, com equilíbrio, e essa é uma das várias questões da alimentação, que abordamos no livro.

A Capa do Livro " A Dieta Ideal - Sem mitos, sem milagres, sem terrorismo. Editora Paralela, preço sugerido de R$ 34,90.

 

 

BATE-BOLA

Desire Coelho

Mudo meus hábitos? Para conseguir alcançar meus objetivos, sejam eles profissionais, pessoais ou de saúde.

Um bom jantar pede: Prazer

Atividade física me faz: Feliz. Não consigo ficar parada por muito tempo.

Quando viajei para EUA senti que eles comem por comer. Dificilmente você vê um americano sem alguma comida ou bebida na mão, chega a ser assustador.

Filme favorito: “Um Sonho de Liberdade” (na categoria clássicos) e “Intocáveis” (filmes recentes) e amo os filmes do Ricardo Darín (ator e diretor argentino).

Livro: Não tenho um favorito, pois para mim, depende muito da fase que estou passando. Mas, “O Pequeno Príncipe” é um clássico, que pode ser interpretado de modo distinto em diferentes fases da vida, de criança a adulto. Gosto muito de Saramago e Machado de Assis também.

Viver bem é: Ter saúde e estar cercada pelas pessoas que amo.

Aprendi com as pessoas que o que realmente importa na vida são os laços que criamos com nossas atitudes, pois as palavras podem ser vazias.

Meu maior desafio é ajudar as pessoas a encontrar o equilíbrio, baseado na nutrição verdadeira, na nutrição que eu amo e pratico. E não essa nutrição repleta de extremismos, proibições e histeria, que vemos se multiplicando hoje em dia.

 

Marcio Atalla

Busco na qualidade de vida… Felicidade, viver com mais autonomia e saúde.

Celebro a cada momento com: Minha família, amigos e meus cachorros.

Quando estive em França notei que as pessoas andavam muito, comiam coisas gostosas e eram saudáveis, e não eram obesas na grande maioria.

Filme favorito: “Mesmo se nada der certo” (mais atual). “Vicky Cristina Barcelona” e “Se beber não case” (para dar risada).

Livro: “OPEN: A minha história”, André Agassi, e “1808”, Laurentino Gomes.

Treinar me faz: Muito bem, feliz e saudável.

Busco no alimento… prazer e me alimentar bem.

Meus amigos me fazem: Sentir tranquilo, porque sei que posso contar com eles em qualquer momento, seja de dificuldade ou não.

Tags