por Adriana Bellão

 

Conheci recentemente este talentoso artista brasileiro que mora na França e me apoixonei pela sua arte. Sua obra me encantou por ser tridimensional, com jogo de volumes, cores e luzes, aliás, a luz é  grande protagonista das suas obras.

Geraldo Ramos nasceu em Araraquara em 1957 e se formou Arquitetura e Urbanismo pela FAUPUCC em 1980.

Trabalhou como diretor de arte em uma agência de publicidade em São Paulo, antes de partir para a Europa, em 1983 quando se instala em Londres, onde estudou desenho e pintura. Nove anos mais tarde ele fixa residência em Paris. Volta a morar no Brasil em 1998 e três anos depois retorna para a França. A partir de 2002 ele se estabelece na Provence, em um vilarejo do Golf de Saint-Tropez. Já realizou diversas exposições individuais e coletivas, tanto na Europa quanto no Brasil.

Gera, como chamado é pelos amigos, veio passar uma temporada em Campinas para visitar familiares, quando  tive o prazer de conhecê-lo. Como curiosa que sou quis saber mais sobre sua arte e processo de criação.

Seus trabalhos, pintura com tinta a óleo sobre tela, procuram contar o cotidiano e sua vida. Coisas que viu, o inspirou e quer registrar.

 

o Artista, Geraldo De Moura Ramos

Dica: Terei obras de Geraldo Ramos no meu espaço no Campinas Decor 2015.

 

Ele não acredita só em inspiração, e sim uma boa dose de disciplina e dedicação para obter o resultado desejado. Detalhista ao extremo, demora em média um mês para fazer cada quadro.

Ele trabalha fotos em computador e as utiliza como modelo, porém não desenha na tela, aplica a tinta diretamente. Utiliza diversos tipos de pincéis e diferentes texturas, e vai pintando camada sobre camada, incansável e assim vão se desenhando os volumes e a tridimensionalidade da sua obra, influencia da sua formação de arquiteto, assim como o jogo de cores e as luzes que unem as suas obras, que são de um realismo surrealista, na própia definição do própio autor.

 

www.facebook.com/GeraldoDeMouraRamos

e.mail: geraldoramos@hotmail.com

 

Fases do trabalho de Geraldo Ramos:

- Luzes : Mares

- Luzes: Céus

- Luzes: Cascatas

- Luzes: Interiores

- Luzes: Rostos

 


Tags