Cidade bucólica do Uruguai - Colônia do Sacramento

Cada viagem é única, mas alguns destinos sempre me recordam lugares ou momentos passados. No caso de Colônia, não foi diferente. A cidade me lembrava um pouco de Montevideo com Espanha, mergulhados em um clima interiorano, que me remetia à Portugal, mas não sabia definir ao certo. Algo prendia minha atenção desde meu primeiro passo nesta pitoresca e enigmática cidade. Adorei surpreender-me com o novo, mas confesso que estudar o destino que irei visitar é tão gostoso quanto vivenciá-lo. E foi aí que me lembrei da história tão conturbada, porém única e especial que a cidade uruguaia viveu. A cidade de Colônia do Sacramento, ou simplesmente Colônia, foi fundada em 1680, por português. Sim, aqui, foi a Antiga Colônia do Santíssimo Sacramento. Uma cidade que passou por domínio português e também espanhol, mas hoje, com seus 25 mil habitantes, pertence exclusivamente ao Uruguai. Mas, não deixe se enganar por seu tamanho infinitamente menor que Montevideo, ou até mesmo menor que a capital argentina de Buenos Aires, situada a apenas uma hora de barco da cidade de Colônia. Aqui, tem muito a ser explorado, uma história vasta de brigas, tratados, tomadas de poder e o resultado de uma arquitetura e cultura, exclusivos da região. Após boas restaurações e um trabalho eficiente da comunidade, a Unesco conferiu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade à Colônia.

 

Mas afinal, o que  fazer por aqui?

Sugiro alugar uma bicicleta! Principalmente, se estiver na cidade durante o verão, em que os dias são longos e a luz do sol permanece até às 21h ou 22h. Aproveite também para conhecer a antiga cidade histórica, seus museus e praias do Rio da Prata. Todavia, se eu puder dar um conselho a você, experimente, no final do seu dia, sentar no deck do restaurante El Torreon, munido de uma boa taça de vinho enquanto assiste ao sol se pôr lentamente atrás do Rio da Prata. Claro. Afinal, as pequenas coisas da vida, não são “coisas” materiais, e o minimalismo e simplicidade da pequena cidade Uruguaia me deu toda a certeza disso.

 

O Farol de Colônia do Sacramento

 

Igreja Matriz

 

Plaza de Toros

 

Pôr-do-Sol no Rio de La Plata

 

O que visitar:

- As Muralhas, Puerta de la Ciutadela, Calle de los suspiros, Plaza Mayor, Basílica do Santíssimo Sacramento, Museus, Farol, Pier, Rambla e Plaza de Toros  (fora do centrinho)

 

Onde ficar:

$$$ Radisson Colonia del Sacramento Hotel & Casino

$$ La Casa de los Limoneros

$ Hostel El Viajero

Onde comer:

$$$ Mesón de la Plaza – Restaurante

$$   Lentas Maravillas – Casa de Chá

$$   Restaurante - Bar e Pizzaria

 

Onde sair:

Tres Cuartos – Balada

 

Como Chegar:

De Montevideo: 2 horas de carro

ou 2h30 de ônibus

De Buenos Aires: 1 hora de barco

 

Tags